Vindima nas Vinhas do Tico: Ciência e Tradição de Mãos Dadas no isUP-AgrO

  • Home
  • Vindima nas Vinhas do Tico: Ciência e Tradição de Mãos Dadas no isUP-AgrO
Outubro 13, 2025 0 Comments

Vindima nas Vinhas do Tico: Ciência e

A equipa do ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira – realizou recentemente a vindima nas Vinhas do Tico, localizadas no concelho do Porto Moniz, numa das zonas mais emblemáticas da costa norte da ilha da Madeira. Esta ação integrou-se no Work Package 6 (WP6) do projeto europeu isUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research in an EU Outermost Region, financiado pelo programa HORIZON-WIDERA.

A casta colhida foi o Verdelho, uma das variedades mais tradicionais da Região Autónoma da Madeira, reconhecida pela sua elevada qualidade e pelo papel que desempenha na produção de vinhos de renome internacional.

Para além da componente agrícola, esta vindima representa uma etapa essencial no processo de investigação que visa estudar os efeitos da rega de precisão e de práticas agrícolas mais sustentáveis sobre a qualidade das uvas, a resiliência da vinha, a produtividade e a biodiversidade dos solos.

Esta vindima, a par da realizada na Quinta das Vinhas, no Estreito da Calheta, reforça o compromisso do projeto isUP-AgrO com uma agricultura inovadora, circular e adaptada às especificidades das regiões ultraperiféricas.

O ISOPlexis agradece aos parceiros das Vinhas do Tico e Quinta das Vinhas pela colaboração, abertura e entusiasmo com que acolheram esta iniciativa. É graças a estas parcerias que se consegue aproximar a ciência do terreno, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor primário na Madeira.

Com projetos como o isUP-AgrO, o ISOPlexis reforça o seu papel como motor de inovação agrícola, unindo tradição e ciência para projetar a viticultura madeirense rumo ao futuro.

Tags:

Share:

Categories: